16 agosto 2011

Um Homem Sério 2009 EUA ****

A Serious Man EUA , 2009 - Direção: Joel e Ethan Coen

Como tudo produzido pelos judeus e irmãos Cohen, Um Homem Sério é seriamente mais um ótimo filme. Desta vez saem ainda mais da não linearidade sempre presente em suas películas. É uma passagem na vida de um cara que, como nós, está de passagem pelo planetinha. Ocorre que, a passagem, às vezes, passa muito depressa deixando-nos (ou melhor, o cara) completamente passados. Porquê Deus nos enche com tantas perguntas se não nos dá as devidas respostas? Que venham então as religiões, a ciência, a filosofia, o esoterismo, o ocultismo com suas certezas incertas. No fim, o que resta ao ser é tentar plenamente ser porque a ele está destinado o/um grande mistério - parte integrante maior da vida. É assim que nosso mocinho é atingido por um tornado de fatos, coisas e situações que matematicamente não teriam nenhuma lógica. Mesmo sendo "sério" não ficou de fora do acaso de sua trajetória física. Tá meio cabeça a parada mas o filme tá pra isso mesmo... Ainda assim, não faltam humor e sarcasmo, é claro, ou melhor, é Cohen.
Os que acompanham a trajetória dos crazy brothers não terão dificuldade em entender e assimilar o recado. Os que não, expectativem-se com moderação! Dica que dou a estes últimos: vejam como se estivessem folheando um gibi de um personagem preferido. Não é comum ler páginas soltas e ao acaso? Então... Aquelas imagens e diálogos são suficientes ao entendimento da parcela a que se propõe. No nosso caso são páginas do gibi da vida. Com certeza são um dos grandes diretores da atualidade. Tem a essência maior da  sétima arte e completamente antenados com o déjà vu repaginado da vida moderna!
Assista quem for capaz...

Obs.: São resenhas conceituais, nada mais! Degusta lá!
Classificação/Legenda
(sujeita a alterações):
    *        encare se for capaz.  [cara, tá foda!]
   * *       então tá...  [oops...]
  * * *      se rolar, valeu!  [passatempo...]
 * * * *     vale a pena!  [massa, sô!]
* * * * *    corra e não perca!  [du caralho!]
( * ) estrelas entre parênteses, favor acrescentar:  "E tá de bom tamanho!"

3 comentários:

  1. Eu vi esse filme exatamente dessa maneira que vc sugeriu, outro dia, na tv a cabo.
    Estava mais concentrado em alguma outra coisa, mas várias coisas do filme me chamaram a atenção: a vizinha oferecida, os conselhos do judeu mais experiente, a treta com o aluno na escola, a traição da mulher com aquele sujeito metido a tranquilo e bonachão... rs.
    Pequenas escolhas dentro de um turbilhão de acontecimentos.

    ResponderExcluir
  2. No final quando então achamos que podemos dar um respirar aliviado... Não basta ser sério tem que ser, Ser! Valeu!

    ResponderExcluir