15 agosto 2011

Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works, 2009) Woody Allen ***

(veja classificação lá embaixo)




Woody retoma sua velha e dominante linguagem tão presente em sua carreira. Marca mais pelo saudosismo que tínhamos daquele estilo urbano/neurótico (que alivia-nos um pouco de nossas próprias maluquices) do que pelo filme em si. Contudo, é um filme "nutritivo" (acho que esse termo se encaixa bem nesse contexto)... A meu ver a intenção era essa. Produzir algo do qual se tem domínio afim de lembrar-nos de que ainda continuamos a passos de formiga, tanto a nível de mundo e sociedade quanto a nível de nossas idiossincrasias. Senti que o baixinho já está sentindo o cheiro do  fim, o prenúncio inexorável de que em breve (no caso dele) será acalentado pela morte. Assisti primeiro o último Meia Noite em Paris e assistindo esse em reverso, não tive dúvidas. O melhor lugar do mundo é aqui e agora; de que vale tanta leitura se o mundo é mesmo regra geral, medíocre, comum, clichê? Por outro lado, passar pelo mundo passado?! Não aproveitar a oportunidade de se transformar e de realmente viver e sentir-se vivo? Acho que é esse o recado do cara. Nisso ele não mudou; que bom! Deixa-nos a pensar, nem que seja rapidinho, sobre a "Terra". O ator principal "incomodantemente" muito bom e como todos que trabalham com Woody acabam reproduzindo seus trejeitos e até mesmo seus tons de voz. O filme perde um pouco do meio para o final, tanto no enredo quanto na autonomia do personagem (digo de sua atuação como dito acima...) Tudo bem, vale tudo, tudo é possível na rotina da vida. Maravilhoso se tudo desse certo... Agora, o certo mesmo é que vale assistir!

Obs.: São resenhas conceituais, nada mais! Degusta lá!
  
Classificação/Legenda
(sujeita a alterações):
    *        encare se for capaz.  [cara, tá foda!]
   * *       então tá...  [oops...]
  * * *     se rolar, valeu!  [passatempo...]
 * * * *    vale a pena!  [massa, sô!]
* * * * *   corra e não perca!  [du caralho!]
( * ) estrelas entre parênteses, favor acrescentar:  "E tá de bom tamanho!"


2 comentários:

  1. Nas misturas dos sabores, talvez por descuido, você omitiu o sabor picante. Ele sugere a picardia... Parabéns pelo blog. Parabéns pela "mistureza" de cultura, lazer, diversão e incursões cerebrais. Junto com o "perfeito submundo a família vai fazendo belos estragos..
    Bj
    Sula

    ResponderExcluir
  2. Tudo Pode Dar Certo... até o seu blog! kkkkkkkkk Sorry! Não resisti em vir te encher a paciência. Ah... eu gostei desse filme. Apesar de... nada demais! ;)

    ResponderExcluir